“Qual o papel da educação escolar em nossa sociedade?”. Fundamentamos a necessidade de uma educação formal no processo de desenvolvimento humano por considerarmos o homem como um ser histórico e social que, ao se apropriar do conhecimento, contribui para se constituir sujeito capaz de transformar a realidade.
Entendemos
que educar não é apenas “formar” sujeitos para a sociedade que nos é posta, mas
que possam transformá-la. O discurso que a educação muda a sociedade deve ser
aprimorado pois a transformação não ocorre pela ação da escola, mas de forma mediada.
Isso porque é por meio da educação que ocorrem tomadas de consciência que desencadeiam
processos de transformação social.
É necessária a superação da visão idealista para
qual a educação é o carro motor da mudança uma vez que a tomada de consciência é
parte deste processo. A formação do indivíduo requer um processo educativo pelo
qual o homem se apropria da experiência sócio-histórica acumulada ao longo dos
anos, em sua relação com outros indivíduos.
Pensar em educação exige entendê-la como inserida
no processo do desenvolvimento do indivíduo pertencente ao gênero humano. De
acordo com Leontiev, o homem se insere num contexto que possibilita o surgimento
de necessidades, entre elas, a de se apropriar das condições sociais por meio
da linguagem, valores, comportamentos, o que se dá por meio da “atividade educativa”.
Assim como outros animais, o homem possui
características que determinam sua espécie, transmitidas por gerações em função
da carga genética. Mas, somente ele tem
a possibilidade de assimilar a experiência pela apropriação da cultura. Aceitar
esta afirmação requer o entendimento de que o homem incorpora o desenvolvimento
sócio-histórico a que se sujeita.
Demerval Saviani sinaliza que o homem não se faz homem
naturalmente. Para pensar e sentir; querer, agir ou avaliar, é preciso
aprender, o que implica o trabalho educativo. O saber que diretamente interessa
à educação é o que emerge como resultado do processo de aprendizagem. Para
chegar a esse resultado, a educação toma como referência o saber objetivo
produzido historicamente. Portanto, a
atividade educativa não é a responsável pela produção do indivíduo, mas a
mediadora da apropriação da humanidade por ele.
A escola oferece conteúdos e desenvolve
modalidades de pensamento bastante específicos, deste modo, desempenha um papel
insubstituível no que se refere à apropriação pelo sujeito da experiência
cultural acumulada.
Ela é o espaço que promove a análise e
generalização da realidade: o pensamento conceitual. Os conceitos científicos são
importantes para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, pois promovem níveis
mais elevados de tomada de consciência quando comparados aos espontâneos, o que
fortalece a importância da aprendizagem no desenvolvimento do aluno. Nessa
perspectiva, a educação escolar não somente desenvolve a capacidade de
apropriação do conhecimento acumulado, mas a formação do ser humano.
Tatiana
Peruchi de Pelegrin, professora de Física do Colégio Marista de Criciúma.
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