sexta-feira, 1 de março de 2013

Como mandar bem no ENEM


A prova do Enem exige do candidato mais raciocínio e resistência do que boa memória.
Preparamos para você sete dicas essenciais para que tenha sucesso nesse exame e em outros que fizer:



1) CONTINUE ESTUDANDO COM AFINCO OS CONTEÚDOS, MAS COM MAIOR PREOCUPAÇÃO EM ENTENDE-LOS, E NÃO EM DECORÁ-LOS.

No Enem, o conhecimento dos conteúdos também deve ser buscado. A diferença é que deve estar associado ao estudo das habilidades e competências, de acordo com as cujas questões que foram aplicadas até hoje no exame, com estudo dos conteúdos. Mas há um detalhe: os conteúdos serão perguntados mais como objetivo de avaliar se você os entendeu do que com o objetivo de avaliar se você os decorou. Portanto, é necessário que você invista em entender, e não em decorar os conteúdos. Preocupe-se também em inter-relacionar o conteúdo das várias áreas do conhecimento.

2) LEIA MUITO
É muito importante que você leia jornais, revistas, livros e sites, bem como assista a telejornais e programas educativos. Interesse-se não só pelo conteúdo das notícias, mas também pelas charges, quadrinhos, ilustrações, gráficos e estatísticas.

3) LEIA COM MUITA ATENÇÃO O ENUNCIADO DAS QUESTÕES.
O enunciado deve ser lido, no mínimo, duas vezes, pois da segunda leitura em diante começam a parecer os detalhes, os pontos que não percebemos na primeira leitura.

4) GRIFE AS PALAVRAS-CHAVES, AS AFIRMAÇÕES E A PERGUNTA FORMULADA.
Ao grifar as palavras importantes e as afirmações, você fixará mais os pontos-chave e não se perderá no enunciado como um todo. Lembre-se que a resposta à pergunta pode estar no próprio enunciado da questão. Além disso, é fundamental marcar (grifar) a pergunta que está sendo feita. É ela que você tem de responder. O foco é a pergunta feita.

5) QUANTO ÀS CHARGES E AOS QUADRINHOS, ESCREVA AS CONCLUSÕES QUE VOCÊ TIRAR APÓS ENTENDÊ-LOS.
Ao se deparar com charges e quadrinhos, entenda bem o seu sentido e anote suas conclusões. Só depois comece a comparar o que você anotou as alternativas das questões, mas tome cuidado para não ter ideia fixa. Se você verificar que uma das respostas faz sentido, marque-a mesmo que você não tenha chegado a essa conclusão nas suas anotações.

6) QUANTO AOS GRÁFICOS, DIAGRAMAS E TABELAS, GRIFE E ENTENDA O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE ENCABEÇAM ESSAS REPRESENTAÇÕES.
Ao se deparar com gráficos, diagramas e tabelas, observe e entenda bem o significado das palavras que encabeçam os raios dos gráficos, os “pedaços de pizza” dos diagramas, e o topo e as laterais (se houver) das tabelas.
No caso dos gráficos, estabeleça as relações de proporcionalidade: diretamente proporcionais (quando aumentam ou diminuem concomitantemente) e inversamente proporcionais (quando uma aumenta e a outra, diminui). Anote o que está acontecendo com cada uma das palavras que encabeça o gráfico.
No caso dos diagramas em forma de pizza, lembre-se que a somatória de todos os pedaços tem que resultar em 100%.
No caso das tabelas, lembre-se de comparar os dados de cada item da tabela.

7) VALORIZE AS RESPOSTAS ANTENADAS COM A ÉTICA E COM A CRÍTICA.
A prova do ENEM valoriza as respostas que estão de acordo com a solidariedade humana, o respeito à diversidade e ao meio ambiente, e a defesa de uma sociedade democrática. Além disso, a prova valoriza as posturas críticas diante da realidade, desde que essas posturas não contrariem a ética e a justiça.

Fonte: adaptação do Guia do Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário