segunda-feira, 20 de julho de 2015

De olho no futuro

Dúvidas sobre como escolher a universidade ideal invadem os pensamentos de alunos do Ensino Médio



Os anos dedicados ao Ensino Médio são sempre pautados por dúvidas e decisões importantes. É durante esse período que os jovens precisam direcionar o futuro. Mas, escolher a profissão, o curso de formação e a melhor universidade, geralmente, impõe-se como uma tarefa difícil e repleta de incógnitas.

Ex-aluno do Marista Criciúma, Henrique Teixeira sabe bem como é passar por esse momento. “Acredito que a maior dificuldade é a definição de curso devido à falta de maturidade e conhecimento sobre a área na qual iremos atuar, porque, afinal, é o que faremos pelo resto da vida”, comenta.

Para tentar ultrapassar esse processo de forma mais tranquila, enquanto frequentava as aulas da terceira série do Ensino Médio, ele assistiu a diversas palestras sobre diferentes profissões no Colégio. Ao longo de 2014, o estudante ouviu os relatos de diferentes profissionais, bem como participou do já tradicional Seminário de profissões promovido pela instituição. Além disso, lembra que o Marista Criciúma oferece suporte para os interessados em cursos concorridos, ajudando-os a traçar objetivos claros e seguros em uma ano de tantas dúvidas.

Com tudo isso, Henrique Teixeira conseguiu tomar decisões importantes. “Eu, por exemplo, na hora de escolher a universidade levei em conta o renome e a história do curso, posição nos rankings e localização próxima de possíveis estágios e empresas da área”, explica.  

De acordo com Diretora Educacional do Marista Criciúma, Ingrid Martins, nesse período que antecede o vestibular, o autoconhecimento é fundamental. Ela esclarece que todas as atividades desenvolvidas pela escola devem ter como base a integralidade do aluno.  “Já a família precisa apoiar as escolhas feitas e incentivá-los a acreditar nos seus sonhos”, complementa.

Para a Diretora Educacional, mesmo antes de se alcançar o Ensino Médio, as atividades cotidianas são oportunidades de reflexão sobre habilidades e dificuldades. Entretanto, vários outros critérios tendem a ditar a tomada de decisão quanto ao futuro profissional. “É preciso refletir sobre os interesses do aluno, suas habilidades, mercado de trabalho e retorno financeiro. Não há como entrar em uma profissão visando apenas um desses aspectos”, enfatiza. Na opinião dela, o trabalho é parte integrante da vida e, por isso, jamais deveria ser encarado como um fardo.

Com o objetivo de elucidar todas essas situações presentes no imaginário dos alunos, o Marista Criciúma inclui em sua rotina diversas atividades. Paralelamente ao Seminário de Profissões, ainda ocorre orientação profissional, no intuito de o estudante se conhecer melhor, e apoio da Direção Educacional em relação a universidades e possibilidades de ingresso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário